A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi acionada para averiguar um caso de perturbação do sossego envolvendo estudantes da Universidade de Brasília (UnB). O caso ocorreu na noite dessa segunda-feira (21/4).
Uma estudante que mora na Casa do Estudante Universitário (CEU) teria se incomodado com o barulho promovido por outros alunos e também moradores no local. Foi ela quem acionou a polícia. Sabendo disso, os estudantes se reuniram em um panelaço embaixo da janela da casa onde ela mora. A aluna, que não teve a identidade revelada, deu início a uma live mostrando os protestos, alegando que a perturbação do sossego continuava.
Outros alunos também registraram a cena. Em um dos vídeos, a polícia rende estudantes que teriam reagido à investida dos militares.
Assista:
Segundo a corporação, os envolvidos na suposta perturbação demonstraram comportamento agressivo, passando a gritar e ofender as vítimas. “No momento da intervenção policial, a equipe foi agredida, e houve dano à viatura, especificamente o vidro traseiro direito, cuja autoria foi atribuída a um dos indivíduos presentes”, disse a PMDF.
“Diante da situação, foi necessário o uso dos meios moderados de força para conter os autores. Durante o procedimento, uma pessoa recebeu voz de prisão por desacato e, em reação, outros indivíduos investiram contra os policiais, sendo necessário algemar quatro pessoas para garantir a segurança da guarnição”, completou a instituição.
Os envolvidos foram conduzidos à 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) para as providências cabíveis. Os policiais militares deslocaram-se ao Instituto Médico Legal para fazerem exame de corpo de delito, em virtude de lesões sofridas durante a intervenção.
Em nota, a Universidade de Brasília informou que está ciente da situação ocorrida na CEU e que tem dialogado com os estudantes. “A UnB reafirma seu compromisso com a convivência respeitosa e o bem-estar coletivo nos espaços da instituição”, concluiu.