No próximo dia 25, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai sediar a cerimônia de lançamento da 22ª edição do Prêmio Innovare, que terá o tema “Tecnologia e Eficiência da Justiça”. Criada em 2004, a premiação busca reconhecer e disseminar práticas transformadoras desenvolvidas no Sistema de Justiça brasileiro.
O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, será um dos jurados desta edição, ao lado de outros ministros de cortes superiores, desembargadores, promotores, juízes, defensores públicos, advogados e profissionais de destaque na área jurídica. Eles vão selecionar as melhores práticas de acordo com critérios como eficiência, ineditismo, satisfação do usuário e acesso à Justiça, entre outros.
As práticas – nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, e Justiça e Cidadania – poderão ser inscritas de 26 de março a 26 de maio, por meio de formulário disponível no site do Innovare.
Também serão premiadas práticas inscritas na categoria CNJ, a serem selecionadas pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça. Para se inscrever nessa categoria, os interessados devem acessar o Portal de Boas Práticas do conselho.
O prêmio é uma realização do Instituto Innovare em parceria com o Ministério da Justiça, a Advocacia-Geral da União, associações jurídicas e o CNJ, com apoio da Rede Globo.
O Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplo para outros tribunais. Ao todo, 298 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas desde 2004. O Banco de Práticas do Innovare reúne mais de 10 mil práticas, que podem ser consultadas aqui.