STJ adota controle de acesso com reconhecimento facial

Eixão Sul é fechado após taxista sofrer parada cardiorrespiratória | Distrito Federal
27 de março de 2025
EDIÇÃO N. 237: BUSCA E APREENSÃO EM PROCESSO PENAL II
27 de março de 2025


​O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está iniciando a implantação de um sistema de reconhecimento facial para controle do acesso às dependências da corte. A tecnologia visa aumentar a segurança e agilizar a identificação de visitantes e profissionais que atuam no tribunal.

No primeiro acesso da pessoa ao STJ, serão feitos cadastro e foto que servirão para a circulação interna e para os ingressos futuros. No caso de advogados, jornalistas e outros profissionais já cadastrados no sistema anterior, serão utilizadas as fotos armazenadas no banco de dados da corte, sem a necessidade de novos registros.

A implantação do sistema será gradual, começando pela portaria Golf 2, nesta sexta-feira (7). Além da modernização das catracas, o acesso aos corredores dos gabinetes dos edifícios Ministros I e II (1º ao 8º andar) terão portas de vidro deslizantes, também controladas pelo sistema de reconhecimento facial. Durante o período de transição, o acesso continuará sendo permitido por meio de crachá. A previsão é que a transição seja concluída até o início de junho.

Mudança garante mais segurança e agilidade no acesso ao STJ

De acordo com Guilherme Marinho de Lira, servidor da Coordenadoria de Segurança Institucional do STJ e um dos responsáveis pelo projeto, a atualização dos equipamentos vai tornar o controle de acesso ao tribunal mais eficiente.

Ele destacou que, conforme os testes realizados, o reconhecimento facial é significativamente mais seguro do que o uso de crachás. “O sistema garante que apenas pessoas realmente autorizadas tenham acesso ao tribunal, o que não era possível assegurar com os crachás, que poderiam ser emprestados”, disse.

Informações adicionais podem ser obtidas por meio do telefone (61) 3319-8123 ou pelo email [email protected].



Source link

Precisando de ajuda com o PJE?