“Queremos o DF como exemplo”, diz Ibaneis sobre ações sustentáveis

Caso Sarah Raíssa: PCDF quer saber quem criou “desafio do desodorante”
14 de abril de 2025
Morre mulher baleada em festa onde menina foi assassinada no DF
14 de abril de 2025
Exibir tudo


Dubai – O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou as iniciativas que tem adotado no Distrito Federal para o desenvolvimento sustentável na capital federal. Nova frota com 90 ônibus elétricos e 6 milhões de árvores plantadas até 2026 foram algumas das ações mencionadas pelo chefe do Executivo local durante o Brazil Emirates Conference, em Dubai, nesta segunda-feira (14/4).

“Queremos transformar nossa capital em exemplo para todo Brasil, e vamos levar isso à COP 30, porque esse tem de ser um compromisso de todos os governantes brasileiros”, afirmou. O evento é promovido pelo Lide, grupo de empresários fundado por João Doria, ex-governador de São Paulo.

A líderes e investidores dos Emirados Árabes o emedebista apresentou um investimento de 300 milhões de euros para suprir a capacidade de energia da Companhia de Água e Esgotos de Brasília (Caesb). “As empresas que mais consomem isso em todo o país são exatamente as de água e esgoto”, justificou.

O governador listou, ainda, iniciativas para prédios públicos, como o investimento de R$ 411 milhões para que todas unidades de saúde tenham energia sustentável. Ibaneis mencionou uma parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF) que prevê um investimento de R$ 120 milhões para a iluminar 900 pontos de escolas e prédios da pasta.

A partir de junho, 90 ônibus elétricos vão rodar no Distrito Federal. “Quem visitar a capital da República vai ter oportunidade de ver. Eles [os coletivos] vão circular inicialmente no Plano Piloto, que é a área tombada. Depois, vamos fazer a expansão para as demais regiões, transformando não só a frota de automóveis, mas a de ônibus também, para o consumo de energia sustentável”, destacou.

A iniciativa foi elogiada pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. “Quero parabenizar o governador por cobrar zero da passagem e pensar em uma eletromobilidade para a frota que atende a população”.

Ibaneis volta para o Distrito Federal na quarta-feira (16/4), já com foco nos três dias de comemoração do aniversário de Brasília que será emendado na Semana Santa. Amanhã, o chefe do Executivo vai participar de uma visita de gestores a fundos de investimentos em Abu Dhabi.

A repórter viajou a convite do Lide.



Source link

//]]>