Projeto oferece curso de enfrentamento ao racismo para crianças do DF

STJ convoca 72 aprovados no último concurso público
25 de abril de 2025
Empresário do Cruzeiro morre em acidente de moto na BR-080
25 de abril de 2025
Exibir tudo


O Instituto Mover da Vida, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, promoverá o projeto de Letramento Racial a menores moradores do Sol Nascente, no Distrito Federal. O evento ocorrerá de maio a julho deste ano, na Casa do Sol, e será destinado a crianças e adolescentes, de 8 a 13 anos.

As inscrições, que encerrarão na segunda-feira (28/4), podem ser feitas por meio deste link ou presencialmente, na própria Casa do Sol – localizada na Quadra 501, Conjunto A, Casa 18. As aulas começarão em 6 de maio.

Segundo organizadores, a iniciativa tem como objetivo “capacitar os participantes a reconhecer, questionar e enfrentar atitudes racistas no cotidiano”. Ao todo, foram disponibilizadas 200 vagas, distribuídas em seis turmas nos turnos da manhã e da tarde, em contraturno escolar.

Todas as atividades serão voltadas à temática antirracista, com o uso de recursos literários e educativos diversos. A programação inclui rodas de conversa, mediação de leitura, contação de histórias, oficinas de batalha de rima (Slam) e reforço escolar.

Conforme Adelaide Paula Santos, umas das formadoras do projeto, as ações visam ampliar o acesso à diversidade nas leituras, brincadeiras e referências culturais, ressaltando a importância da cultura negra.

“O projeto de letramento racial é uma oportunidade para crianças e adolescentes do Sol Nascente conhecerem a sua ancestralidade africana e, assim, fortalecerem sua identidade racial. Serão desenvolvidas oficinas, reforço escolar e atividades de leitura e escrita”, explica Adelaide.



Source link

//]]>