As comemorações do aniversário de Brasília iniciaram-se na última segunda-feira (24/3), e a programação, que vai até o dia 21/4 inclui duas apresentações da Orquestra de Sucata neste 1º de abril.
O projeto, patrocinado por uma grande montadora do país por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, realizará duas apresentações: na Galeria do Espelho D’água às 10h30, e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, às 14h30.
A Orquestra de Sucata é uma iniciativa que promove a preservação do meio ambiente, reciclagem e sustentabilidade por meio da arte e música. Totalmente produzida com materiais recicláveis, nas apresentações serão utilizadas peças automotivas fornecidas pela montadora para confecção de instrumentos musicais, apresentando que algo que poderia ser descartado torna-se um instrumento de transformação social.
Entre os instrumentos fabricados estão: violão produzido com um radiador e guitarra desenvolvida com um escapamento.
Fora de Brasília, o projeto tem apresentações previstas no Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Nos dias seguintes à abertura das festividades do aniversário de 65 anos de Brasília, serão realizadas apresentações em escolas da Ceilândia: