Museu da República do DF é pichado pela 2ª vez contra governo Temer | Distrito Federal

Professor baleado em estado grave expõe face trágica de violência em escolas
27 de março de 2025
Lançamento do Prêmio Innovare acontece nesta terça (25/3) no STJ
27 de março de 2025


O Museu Nacional da República em Brasília, no centro da cidade, foi pichado pela segunda vez em menos de um ano com frases de protesto contra o governo de Michel Temer. Na parte da fachada que fica de frente para a Esplanada dos Ministérios está escrito “fora Temer” e “diretas já”.

O diretor administrativo do museu, João Bastos, disse ao G1 que as pichações foram feitas na madrugada desta segunda-feira (31). “Isso acontece na madrugada, quando não há movimento. É lamentável.” A Secretaria de Cultura afirmou por meio de nota que “lamenta o ocorrido e irá reparar a fachada do museu assim que possível, mas ainda não há previsão”.

Pichação na fachada do Museu Nacional da República em Brasília em protesto contra governo de Michel Temer — Foto: Aldair Fernando/Arquivo pessoal

Responsável pela segurança das vias públicas, a Polícia Militar informou ao G1 que o policiamento na área central de Brasília é feito de forma contínua e ininterrupta. “Para a prática desse crime, os criminosos aproveitam-se de oportunidades, visto ser impossível manter uma viatura fixa 24h por dia no museu.”

Em novembro do ano passado, o prédio também foi alvo de intervenções de estudantes e ativistas de todo o país que participaram de um protesto contra a “PEC dos Gastos”, Proposta de Emenda à Constituição que estava sendo votada no Senado para limitar os investimentos do governo pelos próximos 20 anos.

Fachada do Museu Nacional recebeu pichações no último dia 29, durante ato contra a PEC do teto de gastos — Foto: Luiza Garonce/G1

Na ocasião, a fachada do museu foi pichada com dizeres como “fora Temer”, “ocupa”, “viva o povo brasileiro” e “não à PEC”. As intervenções foram feitas ao longo de todo o perímetro do prédio circular.

No dia seguinte, dois moradores do DF começaram a cobrir as pichações com tinta branca, mais clara que a pintura acinzentada do edifício. O museu ficou com uma espécie de “saia”, que contrastava com a cor do restante do monumento, até março de 2017, quando o governo fez a revitalização completa. O gasto foi de R$ 156,5 mil.

Museu da República com faixa branca — Foto: Luiza Garonce/G1



Source link

Precisando de ajuda com o PJE?