O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou, na manhã deste domingo (20/4), véspera do aniversário de Brasília, da tradicional solenidade da Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes.
Acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, e pelo filho caçula, Mateus Rocha, vestido com fardamento infantil especial da Polícia Militar (PMDF), o governador participou do evento ao lado de outras autoridades do governo local.
Veja imagens:
Conhecida como Bandeirão, a cerimônia ocorre tradicionalmente no primeiro domingo de cada mês, mas foi excepcionalmente transferida para 20 de abril para compor as celebrações do aniversário de 65 anos de Brasília.
Coordenada pela Casa Militar do Distrito Federal, a solenidade foi executada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF). Ao longo do ano, as forças de segurança do Distrito Federal e as Forças Armadas se revezam na organização da solenidade.
A Bandeira Nacional, hasteada em um mastro de 110 metros de altura, é substituída mensalmente devido ao desgaste causado pelo sol e pelo vento. Instituída pela Lei Federal nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, a Troca da Bandeira é um momento cívico de grande importância.
Conforme o protocolo, a programação começa com a leitura do histórico da Bandeira, seguida pelo hasteamento do novo exemplar ao som do Hino Nacional e de uma salva de 21 tiros de canhão.
Por fim, ocorre o arriamento da bandeira substituída, acompanhado do Hino da Bandeira, e o desfile da tropa em continência às autoridades presentes.
A população sempre está convidada a prestigiar o evento e celebrar o simbolismo da Bandeira Nacional em um dos locais mais emblemáticos de Brasília.