Capacitados para conquistar empregos e recuperar equipamentos públicos, 1.148 alunos completaram o curso do programa Renova DF, nesta quinta-feira (24/04). O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da cerimônia de formatura da turma do 1º Ciclo de 2025, no Ginásio do Cruzeiro, no Cruzeiro Novo.
Durante o evento, o emedebista anunciou a ampliação do número de turmas previstas para este ano. A meta do governo é capacitar 12 mil estudantes.
O curso ofereceu capacitação inclusive para estrangeiros e mulheres em busca de uma nova vida após sofrerem violência doméstica. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet), a previsão inicial para 2025 seria a formação de seis turmas.
Mas agora a pasta planeja lançar 10. Informações sobre as próximas inscrições podem ser obtidas no site da pasta, nas agências do trabalhador e em administrações regionais.
“Nós vamos aumentar a quantidade de turmas porque nós estamos tendo uma procura muito grande de novos estudantes. Então já estamos preparando mais ciclos para este ano, para que a gente possa das essa oportunidade para todas essas pessoas que estão na fila aguardando”, afirmou o governador.
Na avaliação de Ibaneis, o Renova DF é um programa “vencedor” e renova a vida e a esperança de cada um dos alunos.
De acordo com a Sedet, nas aulas do 1º ciclo do Renova DF de 2025 foram realizadas revitalizações em 91 equipamentos públicos, como quadras poliesportivas, PECs, praças, campos sintéticos, brinquedos infantis, alambrados e calçadas em 14 regiões administrativas.
O próximo ciclo do Renova DF teria aproximadamente 1,5 mil alunos, mas o GDF ampliou a turma para 2,5 mil. Segundo o secretário de Trabalho, Thales Mendes, as aulas começam em maio.
O governo espera recuperar mais 150 equipamentos públicos no próximo ciclo de aulas. Segundo o secretário de Trabalho, Thales Mendes, o programa vai muito além da recuperação de equipamentos públicos, porque representa uma chance de renovação de vidas e esperança. Grande parte dos formados já está encaminhada para vagas no mercado de trabalho. “Estamos oportunidade para as pessoas se capacitarem e terem dignidade”, assinalou.
Veja as regiões administrativas beneficiadas pelo programa:
Na avaliação do deputado federal Rafael Prudente (MDB), o Renova DF é um programa bem sucedido e virou uma política de Estado.
“Muita gente achou que era um programa eleitoreiro. Começou e 2021 e iria terminar nas eleições de 2022. É muito pelo contrário. O governo vem ampliando e colocando recursos do nosso mandato. É um programa de requalificação da vida dessas pessoas”, resumiu.
Renova DF
O programa conta com o apoio e parceria da Fibra e do Senai. Segundo o presidente da Fibra, Jamal Bittar, trata-se do maior programa de qualificação profissional do Brasil. “O céu é o limite”, pontuou, reforçando que o setor produtivo está a disposição para manter e aprimorar o projeto.
Os alunos do Renova DF recebem capacitação profissional, com noção básica na área de construção civil, com aulas de forma presencial. Enquanto se qualificam, os próprios alunos recuperam os espaços públicos de nossa cidade, como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol e vilas olímpicas.
As turmas recebem kit uniforme, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné, equipamento de proteção individual, lanche e mais uma bolsa benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.