Fruta mais consumida no DF, goiaba melhora a pele e reduz colesterol

Entregadora de açaí morre ao sair para fazer delivery na Bahia
19 de abril de 2025
Ibaneis faz City Tour Cívico às vésperas dos 65 anos de Brasília
19 de abril de 2025
Exibir tudo


Embora o Distrito Federal seja conhecido por abrigar a tradicional Festa do Morango, em Brazlândia, a fruta mais consumida e produzida na capital federal foi a goiaba. Em 2024, foram mais de 7 mil toneladas de goiabas colhidas em uma área plantada de 434 hectares.

Na semana passada, Brazlândia sediou a 10ª Feira da Goiaba, que contou com 36 estandes dedicados à comercialização da fruta e seus derivados, além de um espaço especial para artesanato e paisagismo.

Muito consumida in natura ou em sucos, a goiaba também pode ser utilizada em receitas como bolos, vitaminas, molhos e sobremesas. Rica em fibras, vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo e ferro, ela também auxilia na redução do colesterol e contém baixos níveis de açúcar, gordurabrazlandias e calorias.

Com goiaba em abundância no território candango, o Metrópoles mostra os benefícios que o fruto traz para a saúde. Confira:

1 de 3

A casca da goiaba contém antioxidantes poderosos, como os flavonoides e a vitamina C

Gettyimages

2 de 3

A goiaba é uma fruta tropical que beneficia, inclusive, a pele

Pexels

3 de 3

Brasília recebe evento dedicado à goiaba

Reprodução

Confira seis benefícios do consumo da goiaba para a saúde:

1 – Diversidade de formas de consumo

A goiaba é uma fruta extremamente versátil. Além de ser consumida crua, pode ser transformada em sucos, smoothies, geleias ou até sorvetes naturais, como o sorbet, que é feito apenas com a fruta, sem adição de leite.

2 – Variedade de nutrientes

A goiaba é uma excelente fonte de vitamina C, fibras, antioxidantes e potássio, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

3 – Saúde da pele

O consumo diário de goiaba pode beneficiar a saúde da pele devido ao alto conteúdo de vitamina C e antioxidantes.

“Esses nutrientes promovem a produção de colágeno, protegem contra os danos causados pelos radicais livres, mantêm a pele hidratada e contribuem para uma aparência jovem e saudável”, explicou Rayanne.

4 – Controle do açúcar

Devido ao seu baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, a goiaba ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, retardando a absorção de açúcar e melhorando a sensibilidade à insulina.

5 – Redução do colesterol

A goiaba é rica em fibras solúveis, como a pectina, que auxiliam no controle do colesterol ao favorecer a eliminação de gordura pelas fezes.

6 – Controle da pressão arterial

Por ser rica em potássio, a goiaba contribui para o controle da pressão arterial, ajudando a prevenir a hipertensão, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

 



Source link

//]]>