Para levar conscientização sobre cuidados, defesa e bem-estar dos bichos à população, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promoverá a primeira edição do evento Defensoria na Proteção dos Animais, neste sábado (12/4). A ação vai ocorrer das 9h às 12h, no Estacionamento nº 10 do Parque da Cidade, próximo ao parque de diversões Nicolândia.
A iniciativa visa promover a sensibilização da população em relação aos maus-tratos, bem como uma campanha de não abandono e de educação em direito animal.
Para o defensor público-geral do Distrito Federal, Celestino Chupel (foto abaixo), a iniciativa representa um marco importante na defesa dos direitos dos animais e na conscientização da sociedade sobre a causa.
“A ação reforça o compromisso da DPDF não apenas com a proteção jurídica das pessoas, mas, também, com a promoção do bem-estar animal, reconhecendo que a defesa deles está diretamente ligada a questões sociais, ambientais e de saúde pública”, afirma.
A ação contará com a colaboração de diversos parceiros. “Com eles, tentaremos conscientizar a população sobre os direitos dos animais e, principalmente, a obrigação de cada um em protegê-los” frisa o defensor público.
Celestino Chupel acrescentou que histórias do dia a dia demonstram que o público presencia a prática de maus-tratos contra animais, mas, algumas vezes, por falta de conhecimento, deixa de comunicar violações às autoridades competentes.
“Outras vezes, isso ocorre porque as pessoas não recebem orientações adequadas e pretendemos mudar esse cenário”, completa.
O chefe da DPDF comentou ainda, que, a ideia é a de que esse movimento seja rotineiro na capital da República.
O evento terá parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), que realizará uma exposição com os animais da corporação das 9h às 10h30.
Além disso, o Lar dos Anjos Pet promoverá feira de adoção e arrecadação de doação de itens para os animais. A Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também estarão no evento, com o fornecimento de serviços de educação e orientação sobre direito animal; divulgação de material informativo; apuração de eventuais denúncias; exposição de animais de ambas as corporações; e apoio à intermediação da DPDF com instituições de acolhimento e abrigos de cães e gatos.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por sua vez, levará serviços de educação e orientação à população sobre a legislação vigente de proteção aos animais e esclarecimento sobre condutas que caracterizam maus-tratos; distribuição de material informativo sobre maus-tratos e guarda responsável de animais; recebimento e apuração de eventuais denúncias de maus-tratos e exploração comercial irregular de cães, gatos ou animais silvestres; apoio à intermediação entre a DPDF e instituições de acolhimento e abrigos de cães e gatos, visando à participação em campanha de adoção responsável e arrecadação de itens destinados ao bem-estar e à saúde animal; além de orientações sobre procedimentos de denúncia e atuação policial em casos de crimes contra animais.
A Cobasi fornecerá doação de rações, medicamentos e itens voltados à saúde e ao bem-estar de cães, gatos e aves; atendimento veterinário; exames; vacinação; agendamentos para consultas com especialistas; feira de adoção; entre outros.
O Centro Veterinário Dr. Juzo oferecerá consultas veterinárias; exames simples; agendamentos para consultas de cães, gatos e animais exóticos e selvagens com especialistas; e vacinação para cães e gatos.
Já a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) ofertará vacinação antirrábica para cães e gatos; coleta de sangue para diagnóstico da leishmaniose visceral canina (LVC); orientação técnica sobre zoonoses, guarda responsável e prevenção de doenças transmitidas por animais; além de feira de adoção de animais, com a disponibilização de cães, mediante critérios de avaliação e assinatura de termo de compromisso pelo adotante.
Por fim, a Fórmula Natural disponibilizará amostras de ração e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuirá água potável ao longo do evento.