Investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) apontam que a facção criminosa Comando Vermelho (CV) conseguiu expulsar um grupo de milicianos que dominavam a região da Taquara, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. Os traficantes teriam passado a extorquir moradores cobrando uma espécie de “taxa residencial”. Parte dos paramilitares teriam se juntado à facção após a investida na região.
A investigação aponta que integrantes do CV costumam realizar as cobranças nas sextas-feiras. Com a informação em mãos, policiais foram ao local, para tentar capturar os criminosos. Durante as abordagens, as equipes prenderam Matheus Santos da Silva. Ele foi visto saindo de um bar e, após ter recebido voz de prisão, o traficante tentou fugir utilizando um veículo roubado.
Os policiais civis iniciaram a perseguição e o bandido abriu fogo contra os agentes. As equipes revidaram os disparos e o traficante foi atingido de raspão, bateu com o veículo, foi preso e socorrido pelos policiais civis.
Com o criminoso, foi apreendido uma pistola calibre 9mm. Contra ele, também foi cumprido um mandado de prisão condenatória pelo crime de roubo. Ele estava foragido da Justiça desde Junho de 2024. O veículo utilizado pelo faccionado foi roubado por integrantes do Comando Vermelho no início de março, em uma rua próxima aonde o traficante foi abordado pelos policiais. Certa quantia em espécie oriunda das cobranças realizadas também foi apreendida.