Brasília é a capital que mais consome frutas e verduras, aponta ministério | Distrito Federal

Velório de Campos deve reunir mais de 100 mil pessoas no Recife
28 de março de 2025
oitiva da vítima antes da revogação de medida protetiva
28 de março de 2025


Brasília é a capital com maior percentual de consumo de frutas e verduras e tem a maior parcela da população que pratica atividade física regularmente. De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde divulgada na segunda (17), 35,5% dos brasilienses consomem cinco ou mais porções de frutas e hortaliças por dia, em pelo menos cinco dias por semana. Rio Branco, no Acre, ficou com pior índice, de 15,8%.

A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostrou que 46,2% da população do DF pratica pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana. Das 27 capitais, Brasília teve o maior índice de adesão aos exercícios físicos no tempo livre. Já São Paulo ficou com o menor percentual, com 32,4%.

De fevereiro a dezembro de 2016, foram entrevistadas 53.210 pessoas maiores de 18 anos nas capitais do país. Sobre os índices de diagnóstico médico de diabetes e hipertensão, Brasília ficou com 10º e 8º lugar, respectivamente. Segundo a pesquisa, a capital do país possui 8,6% da população diagnosticada com diabetes e 21,7% com hipertensão arterial.

Para o Ministério da Saúde, ambas as doenças estão relacionadas ao excesso de peso e à obesidade. Nesses quesitos, a Vigitel mostrou que 16,7% dos brasilienses são obesos e 48,8% da população do DF está acima do peso.

A obesidade e o excesso de peso são calculados a partir do Índice de Massa Corporal que divide o peso pela altura ao quadrado do entrevistado. Índices iguais ou maiores que 25 são considerados como excesso de peso e maiores de 30 kg/m², obesidade.

“Nenhum país do mundo conseguiu reduzir ou deter a obesidade. É uma meta ousada a gente conseguir segurar esse indicador até pelo menos 2019. Isso porque, a obesidade envolve vários fatores e nem todos podem ser administrados pelo Ministério da Saúde”, afirmou a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Michele Lessa.



Source link

Precisando de ajuda com o PJE?