
O sistema eletrônico que armazena os dados dos pacientes da rede pública de saúde do Distrito Federal voltou a funcionar na manhã desta quinta-feira (11), informou o governo. De acordo com a Secretaria de Saúde, às 5h45 o Trackcare havia sido restabelecido nos hospitais, mas com lentidão e instabilidade. A empresa responsável pela manutenção do sistema disse, em nota, que às 7h o funcionamento do sistema já estava funcionando em sua totalidade.
A secretaria disse houve pane no sistema, mas desconhece o motivo do problema. Os hospitais estavam sem o sistema informatizado desde a última segunda-feira (8). A InterSystems, empresa responsável pela manutenção do TrakCare, disse que não havia pagamento por parte do governo do DF desde outubro de 2016 e que os técnicos não trabalhavam desde dezembro.
No início da semana, ambulatórios e unidades de saúde chegaram a fechar as portas por causa do problema, já que não era possível acessar os agendamentos prévios dos pacientes. O TrakCare reúne os dados dos 16 hospitais regionais e das 6 UPAs, além de 250 equipes do Saúde da Família, 57 laboratórios – incluindo o Laboratório Central –, 71 postos de saúde e 178 locais de estoque e farmácia. Ao todo, mais de 4 milhões de pacientes têm dados inseridos no sistema.
Hospital de Santa Maria tem grande concentração na fila