ANS: 120 planos de saúde tiveram desempenho ruim em 2024. Veja lista

Mulher para o carro e salva bicho-preguiça de atropelamento no DF
7 de abril de 2025
Servidor federal: assassino levou filho menor para participar do crime
7 de abril de 2025


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, nesta segunda-feira (7/4),  os resultados do 4º trimestre de 2024 do Monitoramento da Garantia de Atendimento. Segundo os dados, 540 planos de saúde ficaram na faixa zero – melhor desempenho – e 120 ficaram na faixa 3 – pior desempenho.

Para montar os resultados dos últimos três meses de 2024, a ANS passou a utilizar uma nova base de dados, ampliada, com reclamações de consumidores sobre negativas de cobertura ou descumprimento dos prazos máximos para atendimento.

Segundo a agência, como a mudança no cálculo foi aprovada em julho de 2024, em um primeiro momento não haverá suspensão de nenhum plano. Os que ficarem na faixa 3 no próximo ciclo de resultados estarão sujeitos à suspensão.

Confira a lista dos planos aqui. 

Novo indicador

O novo indicador considera 50% do total de demandas classificadas como não resolvidas como base de cálculo. Diferente do anterior, que se baseava em demandas assistenciais analisadas e classificadas pela Diretoria de Fiscalização. O denominador permanece usando como base a média do número de beneficiários no período.

“Sendo assim, o 4º trimestre de 2024 é o primeiro calculado com a nova base de dados. Portanto, nesse ciclo, não haverá planos que terão a venda suspensa pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento, já que será necessário constatar a sua reincidência na faixa 3”, explica a agência.

 



Source link

Precisando de ajuda com o PJE?