Cachorro ‘motociclista’ chama a atenção em via do DF; vídeo | Distrito Federal

Página não encontrada – BBC News Brasil
27 de março de 2025
Começa na terça (11) o 1º Congresso STJ Brasil-China de Direito sobre meio ambiente e inteligência artificial
27 de março de 2025


Pêlos ao vento, patas no guidão e nenhuma proteção. Um motociclista foi flagrado nesta quinta-feira (7) levando um cachorro na parte da frente da moto na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG), um via movimentada do Distrito Federal. Motoristas que passavam pelo local gravaram a cena e enviaram ao G1.

O caso específico não aparece no Código de Trânsito Brasileiro, mas “conduzir animais nas partes externas do veículo é infração grave e a multa é de R$ 195,23”, explica o Detran – e isso vale para o flagrante do cachorro carregado na motocicleta.

A estudante Carolline Oliveira, que gravou o vídeo, disse ter visto o motorista por volta das 18h. Segundo ela, o cachorro parecia estar “acostumado” com a situação.

“O homem estava tão tranquilo que em alguns momentos ele deixava só uma mão no guidão, com o outro braço ele ficava apoiado, quase deitado”, disse Carolline.

“O cachorro estava com a cabeça levantada, em alguns momentos ele encostava a cabeça na patinha e parecia até que estava relaxando, como se fizesse isso com frequência.”

Cachorro é levado na parte da frente da moto, no DF — Foto: Arquivo pessoal

O contador Tiago Lana, marido de Carolinne, disse que estava a 80km/h – velocidade da via – quando o motociclista passou pelo casal.

“A minha esposa levou um susto quando viu o cachorro. Ela queria tirar foto, mas foi difícil alcançar porque ele só freava perto do ‘pardal’. O cachorro parecia bem tranquilo, estava meio deitado, ele parecia ser treinado para ficar quietinho na moto”, afirmou Lana.

Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Glauber Peixoto explica que, apesar de ser raro receber denúncias de transporte de animais em motocicletas, é uma situação de perigo no trânsito.

“Se precisar fazer uma manobra brusca, o risco de queda é maior e vai colocar a vida do motorista, do animal e de outras pessoas em risco.”

Peixoto explica que o animal na moto “tira a atenção do condutor e até o próprio domínio da motocicleta acaba comprometido”. Segundo ele, “a forma correta de transitar com o animal é dentro de um compartimento específico. Ficar só com uma mão no guidão também é infração grave.”

O veterinário Daniel Prates diz que, por não ter a proteção do capacete, o cachorro pode ainda ter problemas de saúde. “Ele fica mais exposto a danos como problemas respiratórios, olho ressecado ou gripe”, afirma o veterinário.



Source link

Precisando de ajuda com o PJE?