Ibaneis anuncia licitação para novas obras de drenagem em Ceilândia

Redução de prazo acelera promoção de mais de mil policiais no DF
23 de abril de 2025
Vídeo mostra carro de casal do DF após despencar de ribanceira em SP
23 de abril de 2025
Exibir tudo


Após uma forte chuva causar estragos diversos nas regiões de Ceilândia e Taguatinga, nessa terça-feira (22/4), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que o projeto para implementação de novas obras de drenagem pluvial para a região está pronto e será licitado em maio.

“Para resolver exatamente aquela região onde registramos a enchente”, disse o governador durante assinatura para implementação de drenagem pluvial nas Quadras SHIS QI e QL 28 e na Avenida das Copaíbas, no Lago Sul, nesta manhã. O valor estimado da obra é de, aproximadamente, R$ 11 milhões.

“É uma área que a gente já tinha detectado que precisava ser feita a drenagem. Mandamos elaborar o projeto ainda no final do ano passado. O projeto ficou pronto agora e sobe para licitação já no início de maio. É uma obra que vai durar cerca de 0ito meses e, no próximo inverno, nós já não teremos mais problemas naquela região com essas enchentes”, acrescentou.

Na oportunidade, questionado sobre a possibilidade de novo reajuste salarial para os diretores da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), que também enfrentou problemas com as chuvas desta terça-feira, Ibaneis comentou que ainda não foi procurado pelo presidente da empresa.

“Não tive oportunidade ainda de conversar com o presidente. Ele não me tratou desse assunto comigo. Eu espero poder tratar o mais rápido possível. Quero tomar conhecimento antes da data da assembleia geral para saber se eu vou autorizar ou não”, comentou o chefe do Palácio do Buriti.

Os diretores do Metrô-DF poderão ter um novo reajuste salarial, um ano após receber aumento de 35%. A proposta de recomposição para os dirigentes da estatal será discutida durante a 34ª Assembleia Geral Ordinária dos acionistas, marcada para o próximo dia 30 de abril.

Drenagem no Lago Sul

O Governo do Distrito Federal (GDF) investirá R$ 13,2 milhões na implantação de rede de drenagem no Lago Sul, nas Quadras SHIS QI e QL 28 e na Avenida das Copaíbas.

O sistema de drenagem implantado captará a vazão das águas das chuvas dentro da área de contribuição das citadas quadras evitando transtornos aos usuários do local, bem como danos nas proximidades da região. As áreas de contribuição para a drenagem da rede projetada foram definidas em função da declividade do terreno. Para a definição do traçado da rede
foram utilizados o levantamento topográfico, especialmente realizado para a elaboração do projeto.

Os serviços a serem executados contemplam a implantação de redes de 600 mm a 1500 mm, tunnel liner, implantação de dissipador e recuperação asfáltica.



Source link

//]]>